Studio Vida Pilates, Fisioterapeuta, Andréa Morari & Priscilla Dontechef. Av. América, 880 - Vila Planalto, Campo Grande - MS, 79009-060

sábado, 30 de março de 2019

Pilates - Dicas & Curiosidades



Quando começamos a praticar Pilates, surgem diversas dúvidas sobre o Método, até porque todos querem resultados praticando o Método.

O Pilates nem sempre teve esse nome
O Pilates nem sempre teve o nome de seu criador, Joseph Pilates. O nome original do método era Contrologia, pois a ideia era que as pessoas ganhassem um maior controle sobre o corpo, a mente e os músculos. Seu criador acreditava que a melhora da saúde física dependia de alguns fatores: a fluidez e o controle dos movimentos, a atenção à respiração, o fortalecimento do core e a precisão dos exercícios. E claro, concentração. Sem ela, Pilates pregava, não adianta nada você se exercitar.

Pilates emagrece?
Sim! Por mais que esse não seja o foco principal do Método Pilates, os seus exercícios podem ajudar sim na perda de peso. Isso acontece, pois, os movimentos do Pilates tonificam o corpo estabilizando as articulações e reeducando os movimentos como um todo. Além disso, quando você pratica Pilates, todo o seu corpo fica em movimento que automaticamente ajudam na queima calórica, desta forma ajudando no emagrecimento. Sendo assim, o Pilates emagrece sim!

Posso praticar Pilates para complementar outros esportes?
Com toda certeza! Quando você pratica Pilates o seu corpo ganha um melhor condicionamento físico que te ajuda no momento de realizar outras atividades físicas. Esta complementação ocorre de maneira progressiva, onde o Pilates atua com o objetivo de ajudar na disposição e na melhora da respiração para o corpo estar mais disposto no momento em que você for realizar outros esportes.

O Pilates ajuda na reabilitação?
Muito! O Método Pilates foi criado por Joseph Pilates e usado com o intuito de tratar os pacientes que se encontravam debilitados no campo de concentração. Desta forma, Joseph utilizou seu estudo sobre o corpo para criar movimentos que ajudassem esses pacientes a reabilitar-se. Sendo assim, o Pilates é um grande colaborador para ajudar no tratamento de diversas patologias sendo elas corporais ou mentais, reabilitando o indivíduo.

Praticar Pilates é o mesmo que praticar Yoga?
Não! Apesar de serem Métodos aparentemente iguais, o Pilates não possui a mesma finalidade que o Yoga. Primeiramente, a principal diferença das duas práticas é o fato da essência de cada um. Ou seja, O Yoga é mais como uma filosofia de vida, que aparece em diversas áreas para mudar seu estilo de vida interior e exterior. Já o Pilates, apesar de ser um Método também pensado na mudança de estilo de vida, busca ajudar prioritariamente a sua saúde física, o fortalecimento e alongamento do corpo. E apesar da busca para união do corpo e mente ser importante, não é a prioridade que nem o Yoga. Podemos dizer que o Método Pilates é uma terapia para o corpo e o Yoga terapia para mente e espírito.

Minimizar os sintomas da TPM? 
O Pilates é uma ferramenta poderosa contra o estresse e a ansiedade, pois aprimora a respiração e a concentração, o que estimula o sistema nervoso parassimpático. O resultado é uma mente mais calma e sensação de bem-estar, o que minimiza aqueça vontade de comer por impulso típica da TPM. Os exercícios também trabalham a região pélvica, permitindo o alívio das cólicas.

Quanto tempo leva para alcançar os resultados desejados no Pilates?
Embora cada um trabalhe com um objetivo diferente no Pilates, o ganho na qualidade de vida é evidente para todos. O tempo de prática, a frequência e o modo que você executa os exercícios são os fatores que mais influenciam nos resultados. E não podemos esquecer de citar a alimentação também. Por isso é muito importante manter o acompanhamento de uma nutricionista ao longo do processo.

O Pilates ajuda a perder peso, sim. Mas ele sozinho não pode fazer isso. Se você somar Pilates aos aeróbicos, e combiná-los com uma dieta bem equilibrada, aí sim você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes. Embora algumas melhorias sejam sentidas já nas primeiras aulas, a maior parte delas chega a médio ou longo prazos. Por esse motivo, você deve manter-se comprometido para conquistar os resultados esperados.


CONCLUSÃO

O Pilates é um Método bem antigo que ganhou o seu espaço entre as pessoas por garantir diversos benefícios aos que praticam. Desta forma, ele pode ser considerado como um grande influenciador para melhorias do corpo e da mente em diversas fases diferentes do indivíduo, sendo ela reabilitação ou melhora do condicionamento físico.

Agora que você já entendeu o que é o Pilates, corra para o Stúdio Pilates e pratique o Método, sua saúde com certeza irá agradecer! É um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.



0 comentários:

Enviar um comentário

"Não interessa o que você faz, e sim como você faz." (Joseph Pilates)

"Respiração, Fluidez, Concentração, Controle, Centro de Força e Precisão são os seis princípios da Contrologia, que quando atingidos, chega-se a uma execução perfeita e isso significa que a busca corpo/mente foi culminada".

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.Resultado de imagem para turismo rio grande do sul